Missoshiro Brasileiro

Missô é uma pasta de soja fermentada super nutritiva, rica em proteína, vitamina B2, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro e potássio.

Na receita tradicional de Sopa de Missô, ou Missoshiro, coloca-se apenas o Missô, tofu e cebolinha. Mas a minha versão brasileira inclui couve, para reforçar o teor de ferro, e batata, porque eu adoro! rs

Ferva 1 litro de água com 1 tablete de caldo de legumes. Acrescente 2 batatas picadas e deixe cozinhar até ficarem macias. Coloque a couve e deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue o fogo. Coloque duas colheres de Missô. Misture bem. Adicione 150g de tofu em cubos e cebolinha para temperar.

Dica I: o Missô não deve ser fervido, pois perde suas propriedades. Usá-lo após o cozimento dos alimentos.

Dica II: o Missô pode ser utilizado como tempero para diversos alimentos, como sopa, legumes, etc.

Dica III: cuidado com a soja. É muito comum vegetarianos substituírem a carne e o leite por soja e seus derivados. Mas evite o consumo excessivo. A soja possui proteínas de difícil digestão, toxinas e isoflavona, composto semelhante ao hormônio estrógeno. O ideal é consumir a soja fermentada, como missô, shoyu e tempê. A fermentação neutraliza as toxinas presentes na soja e faz com que suas propriedades benéficas fiquem disponíveis ao organismo.

TIPO DE DIETA

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