Vegetarianos sem rótulos

Esses dias me peguei pensando…

Com uma intenção inclusiva, muitos restaurantes costumam colocar em seus cardápios um prato feito especialmente para os vegetarianos, e o nomeiam “prato vegetariano”.

Porém, quando olhamos o cardápio no detalhe, muitas vezes percebemos que diversos pratos não possuem carne, e os vegetarianos podem escolher qualquer uma dessas opções.

No cardápio dessa pizzaria, por exemplo, dentre as 36 opções que o restaurante oferece, 11 não possuem carne, porém somente uma pizza é identificada como “vegetariana”. E normalmente nessa pizza é colocado um mix de todos os vegetais possíveis. É mistura demais, não acha?

Além disso, o “prato vegetariano” costuma passar despercebido pelos não-vegetarianos, afinal pensam: se é vegetariano não é para mim.

Perguntei a alguns amigos não-vegetarianos:

Se ao invés desse sanduíche se chamar “vegetariano” ele chamasse “sanduíche de queijo coalho com tomate seco” você consideraria comer? E a resposta foi unânime: sim.

Se a intenção é facilitar a vida do vegetariano para que identifiquemos facilmente as opções sem carne, compartilho o exemplo da Frutaria São Paulo. Eles fazem uma legenda no cardápio e indicam ao lado de cada prato, por meio de ícones ou iniciais,  se ele é vegetariano, sem glúten ou sem lactose.

Desta forma, o exclusivo enfim se tornará inclusivo. E de quebra os restaurantes poderão faturar ainda mais.

Fica a dica e o desabafo! =)

#vegetarianos-sem-rótulos

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s