Inverno Veggie: Sopa de Capeletti de Legumes

O inverno está chegando, e o friozinho já está aí.

Adoro essa época do ano. Nada mais aconchegante do que assistir um filminho enrolada no edredom, ficar de pijama e tomar uma sopinha acompanhada de um bom vinho.

Então resolvi antecipar as estações do ano e compartilhar com vocês as minhas receitas vegetarianas preferidas de inverno, começando por uma Sopa de Capeletti de Legumes. Simples, mas uma delícia!

1/2 cebola picada
1 tomate picado
1 cenoura picada
2 batatas picadas
1L de água fervente
1 tablete de caldo de legumes
Sal iodado a gosto
Hortelã fresco a gosto

Refogue a cebola com um pouco de azeite. Adicione o tomate e deixe cozinhar até que comece a desmanchar. Acrescente a batata e a cenoura. Coloque o caldo de legumes dissolvido em 1 xícara de água fervente. Adicione o restante água e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias por fora, mas não completamente cozidas. Coloque o Capeletti e cozinhe-o pelo tempo determinado na embalagem (o que eu usei leva 7 minutos para ficar pronto). Corrija o sal e adicione folhas de hortelã no final para dar um toque especial (segredo da vovó).

Você pode servir com pão italiano e vinho tinto.

10 vinhos para aquecer este inverno

Como não sou expert em vinhos, olha só essa lista do Sommelier Wine com vinhos de diversas regiões do mundo recomendados para o inverno.

1. Redwood Creek Pinot Noir – Tinto com aroma de cereja e nuances de especiarias que envolve a boca com paladar macio e final agradável. Um atraente representante da delicada pinot noir californiana.

2. Canepa Novísimo Cabernet Sauvignon 2013 – Este tinto representa muito bem o seu estilo, um vinho jovem, frutado, com grande frescor e fácil de beber. Assim é a linha Novísimo, com vinhos modernos e perfeitos para celebrar o dia a dia.

3. Casillero Del Diablo Reserva Carménère 2012 – Frutas, como ameixas e groselhas, mesclam-se a notas de especiarias, chocolate e café para compor seu agradável aroma. O paladar é deliciosamente macio e harmônico.

4. Vinho do Porto Quinta do Crasto Finest Reserve – Rico, não só de história e tradição, este Porto é um verdadeiro deleite ao paladar. Tem um perfume sedutor que exibe nuances de frutas secas, madeira, alcaçuz e chocolate.

5. Calyptra Assemblage Gran Reserva 2008 – Um blend saboroso, aromático, intenso e extraordinário. Elaborado pela vinícola boutique Calyptra, onde o prórpio enólogo François Massoc é quem fabrica as barricas de carvalho.

6. Viñedo de Los Vientos Eolo Gran Reserva 2009 – Tinto intenso e muito gastronômico, onde a tannat, uva emblemática do Uruguai, e a longa passagem por barricas de carvalho francês, agregaram maciez, concentração e complexidade.

7. Vinho do Porto Ferreira Ruby – Este é um porto clássico e jovem, tem coloração intensa e viva, com aroma de frutas vermelhas, notas de especiarias e carvalho. Na boca é suave, macio, com taninos finos e delicados.

8. Julian Reynolds Grande Reserva 2005 – Vinho tinto que envolve pela grande estrutura e complexidade com taninos maduros e elegantes. Os aromas recordam à ameixa em compota com notas de especiarias.

9. Goulart M The Marshall Reserva Malbec Single Vineyard 2010 – Tinto com aromas de frutas negras maduras, toque de pimenta, especiarias e tabaco. Este vinho já foi eleito um dos 4 melhores vinhos de malbec argentinos pela Wine Spectator.

10. Vinho do Porto Ferreira Dona Antónia Reserva – Um porto intenso e rico em aromas de fruta muito madura, flores, notas de especiarias e frutos secos, é encorpado e elegante. Este vinho é uma homenagem à Dona Ferreirinha.

Escolha o seu preferido!

TIPO DE DIETA

veggie_for_all_ovolactovegetariana

 

 

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s