Inverno veggie: 9 sopas vegetarianas para todos os gostos

Tem coisa melhor que tomar uma sopa quentinha para esquentar o corpo e a alma no friozinho do inverno? Existem inúmeras possibilidades de sabores e combinações. Pensando nisso, fiz uma relação das minhas sopas vegetarianas preferidas para compartilhar com vocês.

1. Creme de queijo com cogumelos (lactovegetariana)

veggie_for_all_creme_de_queijo_com_cogumelos

Ingredientes

200g de cogumelo Paris ou outro de sua preferência
400g de Molho 4 queijos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de margarina
1L de leite desnatado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
cebolinha
sal iodado a gosto

Modo de preparo

Escalde os cogumelos em água fervente. Escorra-os e corte-os em fatias. Em uma panela,  frite a cebola e o alho com uma colher de margarina. Adicione o cogumelo e refogue até que comece a soltar água. Coloque o molho 4 queijos. Adicione o leite juntamente com a farinha de trigo. Corrija o sal e tempere com cebolinha.

2. Creme de cenoura com gengibre (vegana)

veggie_for_all_creme_de_cenoura_com_gengibre

Ingredientes

4 cenouras
1 cebola picada
gengibre (cerca de 2 cm)
cebolinha
azeite
sal iodado a gosto

Modo de preparo

Descasque as cenouras e corte-as em pedaços grandes. Em uma panela grande, cozinhe-as em 1 litro de água. Quando a cenoura estiver cozida, bata-as no liquidificador juntamente com o gengibre sem casca, acrescentando a água do cozimento aos poucos até que fique com a consistência desejada. Refogue a cebola picada com um fio de azeite. Adicione a cenoura batida e ferva por alguns minutos. Corrija o sal e tempere com cebolinha.

3. Sopa de couve-flor com alho poró (lactovegetariana)

veggie_for_all_creme_de_couve_flor_com_alho_poro

Ingredientes

1 couve-flor
1 alho poró cortado em rodelas finas
1 litro de leite desnatado
1 colher de sopa de maizena
Sal iodado a gosto

Modo de preparo

Lave a couve-flor e corte-a em pedaços grandes. Cozinhe-a no vapor. Bata a couve-flor cozida no liquidificador, acrescentando o leite aos poucos. Em outra panela, refogue o alho poró com um fio de azeite. Adicione a couve flor batida com leite e ferva por alguns minutos. Se desejar uma textura mais consistente, dissolva uma colher de Maizena em água fria e adicione à mistura. Corrija o sal e está pronto!

4. Creme de mandioca com champignon (vegana)

 

veggie_for_all_creme_de_mandioca_com_champignon

Ingredientes

600g de mandioca descascada
200g de champignon (em conserva ou fresco)
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
azeite
sal iodado a gosto
cebolinha

Modo de preparo

Coloque os pedaços de mandioca na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe na pressão por 20 minutos. Bata a mandioca cozida no liquidificador, acrescentando a água do cozimento aos poucos, até chegar na consistência desejada. Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Acrescente os cogumelos fatiados e a mandioca batida. Misture bem até ferver. Corrija o sal e tempere com cebolinha.

5. Creme de abóbora (vegana)

 

veggie_for_all_creme_de_abobora

Ingredientes

1 abóbora cabotiá (com ou sem casca)
1 cebola picada
azeite
sal iodado a gosto

Modo de preparo

Corte a abóbora em pedaços grandes, descartando apenas as sementes. Em uma panela grande, cozinhe a abóbora em 1 litro de água. Quando estiver cozida, desligue o fogo. Bata a abóbora cozida no liquidificador, acrescentando a água do cozimento aos poucos com uma concha até que fique com a consistência desejada. Refogue a cebola picada com um fio de azeite. Adicione a abóbora batida e ferva por alguns minutos. Corrija o sal.

6. Sopa de feijão preto (vegana)

 

veggie_for_all_sopa_de_feijao_preto

Ingredientes

2 xícaras de feijão
6 xícaras de água
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite
cebolinha
sal iodado a gosto
pimenta a gosto

Modo de preparo

Coloque o feijão na panela de pressão com 6 xícaras de água. Cozinhe por 20 minutos na pressão. Amasse os feijões com um garfo, deixando alguns inteiros. Em outra panela, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Tempere o feijão cozido com o refogado. Ferva por mais alguns minutos. Corrija o sal e, por fim, acrescente a cebolinha e a pimenta a gosto.

7. Sopa de lentilha (vegana)

 

veggie_for_all_sopa_de_lentilha

Ingredientes

1 xícara e 1/2 de lentilha
5 xícaras de água
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
1 tomate picado
azeite
sal iodado a gosto
pimenta a gosto
cebolinha

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite. Adicione o tomate e refogue até que comece a se desfazer. Coloque a lentilha e a água. Cozinhe na pressão por 20 minutos. Corrija o sal e adicione pimenta e cebolinha a gosto.

8. Caldo verde vegetariano (vegana)

 

veggie_for_all_caldo_verde_vegetariano

Ingredientes

6 batatas
1 tomate picado
1 cebola picada
1 caldo de legumes
1 couve manteiga
Sal iodado a gosto
Azeite

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte-as em pedaços grandes. Em uma panela grande, refogue a cebola com um fio de azeite. Acrescente o tomate picado e cozinhe até que comece a se desfazer. Coloque as batatas na panela e adicione 1 litro de água fervente com o caldo de legumes. Quando as batatas estiverem cozidas, amasse-as com um garfo ou bata-as no liquidificador juntamente com a água do cozimento. Coloque-as na panela novamente. Corte a couve em fatias finas e adicione-a na panela. Deixe ferver por poucos minutos e corrija o sal.

9. Creme de mandioquinha no pão (ovolactovegetariana)

Que tal reunir os amigos para um festival de sopas em casa? Os cremes mais consistentes, como esse de mandioquinha, podem ser servidos no pão italiano. Além de ficar uma delícia, a apresentação fica linda!

 

20150725_210947-2

Ingredientes

600g de mandioquinha
1/2 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
1 caldo de legumes
1/2 xícara de creme de leite
Azeite
Sal a gosto
Pão italiano redondo (1 para cada pessoa)
Temperos e acompanhamentos variados (conforme preferência)

Modo de preparo

Descasque as mandioquinhas e corte-as em pedaços grandes. Coloque-as em uma panela e cubra com água. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que fiquem macias. Bata a mandioquinha cozida no liquidificador, acrescentando a água do cozimento aos poucos até que fique com a consistência desejada. Refogue a cebola picada e o alho com um pouco de azeite. Acrescente o caldo de legumes dissolvido em 1/2 xícara de água fervente. Acrescente a mandioquinha batida e ferva por alguns minutos, mexendo sempre. Corrija o sal e, por fim, adicione o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo em seguida.

Para servir a sopa no pão italiano, é só cortar a tampa e retirar um pouco do miolo, com cuidado para que o pão não fique muito fino.

Você pode montar uma mesa bem bonita para que os convidados se sirvam à vontade, com temperos variados, como cebolinha, salsinha, alho poró, queijo parmesão ralado. Sirva também queijos diversos para acompanhar, como brie, gouda e gorgonzola. Assim, cada um poderá montar a sua sopa conforme seu gosto pessoal.

Ah, e o vinho. Opte por um vinho mais suave para harmonizar com a sopa. Veja neste post algumas opções de vinhos ideais para o inverno.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s