Culinária japonesa

No último final de semana, nos aventuramos na cozinha oriental. Comprei todos os ingredientes para fazer temaki em casa. Colocamos todos os ingredientes na mesa para que cada um montasse o seu temaki. Além de saudável e muito gostoso, o jantar rendeu boas risadas.

Temaki Vegetariano de Shimeji

Para o Arroz

– Arroz Sasanishiki (para sushi)
– 2 colheres de sopa de Vinagre Branco
– 2 colheres de sopa de Açúcar
– 1 colher de chá de Sal
– 1 colher de chá de Saquê

Lave 1 xícara de chá de arroz. Coloque-o em uma panela e acrescente 2 xícaras de água fria. Deixe de molho por 15 minutos. Leve a panela em fogo alto até levantar a fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos, sem destampar a panela. Apague o fogo e deixe abafado por 8 minutos.

A parte, leve ao fogo baixo o vinagre branco misturado com o açúcar, o sal e o saquê. Cozinhe até o açúcar dissolver. Espalhe o arroz em uma tigela ou prato grande e regue-o com a mistura. Mexa e espere esfriar. Consuma o arroz em seguida para não ressecar.

Para o recheio

– 400g de Shimeji
– Molho teriyaki
– Shoyo

Escalde o Shimeji em água fervente. Coloque-o em uma frigideira com molho teriyaki e shoyu a gosto. Refogue por alguns minutos e está pronto para servir.

Como montar

– Alga marinha
– Arroz cozido e temperado
– Shimeji já temperado
– Cebolinha
– Cream Cheese (opcional – se você é vegano, pode fazer sem que também fica uma delícia)
– Wasabi

Cada temaki utilizará metade de uma alga. Deixe a parte brilhante para baixo. O recheio ficará em contato com a parte fosca da alga. Coloque o arroz do lado esquerdo da alga até o centro. Em cima do arroz, coloque o Shimeji, o cream cheese e a cebolinha respectivamente. Pegue a ponta esquerda inferior da alga e leve-a até o centro em diagonal. Enrole a alga até formar um cone. Em cima, tempere com wasabi a gosto.

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Imunidade e metabolismo a todo vapor

Alga marinha

A alga marinha presente no Temaki é uma excelente fonte de iodo, nutriente fundamental para a produção de hormônios pela tireóide, além de ter um papel importante no sistema imunológico. Estudos dizem também que este alimento ajuda ainda na redução da absorção de gordura pelo organismo e auxilia no metabolismo.

Cogumelos

Outro aliado da imunidade é o Shimeji. Ele possui uma substância chamada lentinan, que estimula o bom funcionamento do sistema imunológico. E, como já vimos no post anterior, é também riquíssimo em proteínas.

Wasabi

O Wasabi, ou raiz forte, contém cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitamina C. Por ser um alimento termogênico, ajuda na digestão de comidas gordurosas e acelera o metabolismo.

TIPO DE DIETA

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