Banana: algumas combinações e seus benefícios

Banana é uma das minhas frutas favoritas. Inteira, picada, amassada ou assada, é uma ótima opção para começar bem o dia, ou para consumir antes ou depois do treino.

Lembra do Guga comendo banana durante os intervalos das partidas de tênis? A banana possui frutose e amido, que são transformados em energia de rápida absorção. Além disso, é rica em potássio, um mineral importante para evitar cãibras.

Veja algumas combinações poderosas para incluir na dieta vegetariana, ou mesmo não-vegetariana:

Banana com…

Aveia
A aveia é rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Ajuda a controlar o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue sob controle, além de ser um ótimo aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

Cereais e granola
Cereais são uma ótima fonte de energia, fibras e proteína. Procuro consumir cereal fotificado com cálcio e ferro, de preferência sem açúcar.

Chia
Falo bastante da Chia aqui no blog. Sou super fã! Ela tem ação anti-inflamatória e antioxidante, pois é rica em ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas e fibras.
Suas fibras auxiliam no controle do diabetes, no bom funcionamento do intestino e podem auxliar ainda no emagrecimento, pois sua lenta digestão resulta em um aumento de saciedade.
É recomendável hidratar a Chia antes de consumir.

Amaranto
O amaranto, além de ser rico nutricionalmente, com alto teor de proteínas, cálcio e fibras, também auxilia no controle do colesterol.

Canela

Além de ser uma delícia, a Canela ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias. Tem efeito termogênico, propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, além de ser uma fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio. Dizem também que seu aroma estimula a criatividade. =)

Castanha do Pará

Vegetarianos no geral devem consumir 2 castanhas em média por dia para garantir bons níveis de proteína, que é formada pela combinação de 3 elementos: cereais (dê preferência aos integrais), leguminosas (feijões) e oleaginosas (castanhas).

Adoçantes naturais
A banana já é super docinha, mas se ainda assim você quiser adoçar, o mel é a minha opção preferida. Ele contém potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, entre outros nutrientes. Possui ainda ação antimicrobiana, antioxidante e auxilia na flora intestinal.
Se você é vegano e não consome mel, não tem problema. Você pode utilizar Xilitol, Agave ou Melado de Cana.

Experimente combinações diferentes! Procure sempre variar, colhendo assim os benefícios de cada alimento para o organismo.

TIPO DE DIETA

veggie_for_all_veganaveggie_for_all_lactose_freeveggie_for_all_gluten_free

 

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